Projeto Folclore

04:01:00




Projeto Folclore

APRESENTAÇÃO

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns  fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistema político, contexto econômico, além de outros.

O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse  conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico   de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos”  contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.

Objetivos Gerais
   Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
  Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  Incentivar  a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;
  Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

Conteúdos específicos   
Lendas típicas
Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas                                   
Lendas da nossa região

Objetivos Específicos
Conhecer e resgatar  algumas lendas, inclusive as regionais;

Conhecer e valorizar a própria cultura;

Estabelecer relação entre o falado e o escrito;

Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;

Identificar-se como parte integrante da cultura popular;

Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região;

Identificar o uso da linguagem formal e informal;

Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;

Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

Cronograma das atividades:

Período de11/08 a 15/08
Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos
sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.

Período de  18/08 a  19/09
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.
Dramatizações de lendas.
Trabalhos de  arte: quebra cabeça, recorte e colagem e desenhos

Período de 22/08 a 03/10
Filmes. 
Desenhos
Exposições dos trabalhos na culminância. 



Projeto Folclore-interdisciplinar
Justificativa:

Levando em consideração que o folclore:
*é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e brincadeiras,  jogos,  poesias,  artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado.
*forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural.
Objetivos:

* despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada;
* difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tradicionais do país;
* comparar os aspectos característicos do povo brasileiro nas diversas regiões do país - costumes e crenças, diversidade vocabular, música e dança, alimentação e vestuário, jogos e brincadeiras;
* discutir a influência das manifestações folclóricas nas diversas modalidades artísticas;
* pesquisar autores e estudiosos folcloristas a nível nacional estadual e municipal;
* conhecer a literatura de cordel-estrutura (forma) e temática (conteúdo);
* identificar a riqueza do material folclórico do Brasil;
*pesquisar as três principais correntes étnicas que contribuíram para a formação do folclore brasileiro;
* conversar sobre o comportamento do povo brasileiro em relação à cultura popular;
* analisar as manifestações folclóricas das regiões circunvizinhas.
Desenvolvimento:

Língua Portuguesa:
Confecção de:
- coletânea de adágios, provérbios populares, frases de pára-choques, adivinhações, quadrilhas, e cantigas de ninar;
- varal folclórico ilustrado pelos alunos;
- almanaque por região fazendo o levantamento do vocabulário regional, receitas típicas, lendas e mitos, brincadeiras e jogos, cultos e crendices, instrumentos folclóricos, cantigas e danças, festas e calendários turísticos folclóricos.
Entrevista com:
- folcloristas da região para expor sobre as tendências folclóricas atuais;
- artistas do povo.
Realização de:
- concursos de trovas;
- pesquisa e criação de trava-línguas;
- intervalo ou recreio cultural com uma apresentação.
Teatro de:
- lendas e causos;
- produção e declamação de poesias e trovas;
- desafio (diálogo popular cantado) e repentes  (texto de improviso);
- releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem... individual ou em grupos.
Geografia e História
- seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origem indígena, portuguesa e africana;
- apresentações informativas; origem, principais personagens, enredo, áreas geográficas, épocas de representações, instrumentos que acompanham;
- confecção de cartazes e painéis das regiões brasileiras com: trajes típicos, instrumentos e danças, culinária característica, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos, músicas folclóricas.
Educação Física
- coreografia de músicas e danças folclóricas das diversas regiões brasileiras;
- reviver as brincadeiras à moda antiga: barra-manteiga, queimada, pular elástico, pega-pega...
- fórmulas para pular corda;
- fórmulas para jogar bola.
Matemática
- criação de problemas envolvendo brincadeiras ingênuas e simples, mas que exigem bom raciocínio: "se você é inteligente doutor ou caipira diga-me quanto fica quem de vinte e cinco tira?" Resposta: 15
- pesquisa e levantamento de crendices em que o foco supersticioso é representado por números: número da sorte e do azar...
- entrevista com os apostadores de loteria sobre os números da sorte e do azar.
Ciências
-levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseira e a maneira de prepará-los;
- discussão sobre a medicina popular, listagem dos nomes das ervas naturais e possíveis efeitos sobre as enfermidades;
- exposição de trabalhos artesanais (moringas, cuias, torrados de café, pilão) e raízes e plantas usadas na medicina popular. 

 PROJETO "REVIVENDO NOSSO FOLCLORE"


O Folclore é a expressão da cultura, dos costumes e tradições de um povo, expressos de maneira oral, escrita ou cênica. Todos os povos têm folclore e é através da sua preservação que se torna possível a perpetuação das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos diversos povos. O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas e trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música instrumental e canções, inclusive as baladas e canções de ninar. Folclore brasileiro – O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto um folclore muito rico, isso sem contar as múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.

Duração: Mês de agosto, um mês.
Justificativa:
Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.

Objetivos:
- Reconhecer a importância cultural do folclore;
- Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
- Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
- Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
- Desenvolver o hábito da pesquisa;
- Observar estrutura e características culturais;
- Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
- Repassar valores culturais.
- Resgatar a importância do Folclore.
- Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
- Socializar.
- Estimular o ritmo.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Conteúdos distribuídos por turmas:
1º ano:
- Músicas folclóricas:
- Brincadeiras folclóricas;
- Personagens Folclóricos;

2º ano:
- Parlendas;
- Músicas folclóricas;
- Brincadeiras folclóricas;
- Personagens Folclóricos;

3º ano:
- Adivinhações;
- Trava-línguas;
- Personagens Folclóricos;

4º ano:
- Superstições;
- Expressões e provérbios;
- Lendas;
- Personagens Folclóricos;

5º ano:
- Superstições;
- Expressões e provérbios;
- Lendas;
- Personagens Folclóricos;
Procedimento Metodológico
No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:
- Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, músicas, adivinhas.
Cada turma trabalhará um tópico do folclore e depois fará um exposição ás outras turmas, seja ela através de dramatizações, teatro com fantoche, exposição de atividades, entre outros. Visitaremos à sala de Informática e Biblioteca onde os alunos complementarão seu trabalho com pesquisas referente a cada assunto.

Recursos / Materiais:
Livros de Histórias sobre folclore;
- Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura.
- Vídeo do Sítio do Pica-pau Amarelo.
- Sala de Informática.
- Data show

Avaliação:
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas. Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada. Após a realização dos trabalhos previstos farão primeiramente a exposição de idéias para aos colegas das outras turmas, posteriormente serão montados slaides onde estarão contidos alguns exemplos de cada oficina realizada no decorrer do projeto. A finalização será no dia 24/08.


PROJETO DIDÁTICO TEMA: O Folclore Turma: 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mês: Agosto.
Apresentação.
Este projeto consiste na confecção de um livro contendo algumas histórias do folclore brasileiro para presentear os alunos e seus familiares.
1. Justificativa
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade."Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". (Xavier)
O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.
2. Objetivos:
Levar os alunos à:
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
- Propiciar o contato com este gênero de texto.
- Promover a ampliação do repertório de lendas.
- Sensibilizar as crianças para a preservação de lendas da cultura popular.
- Criar situações contextualizadas de escuta, escrita e reconto de lendas.
- Escutar atentamente as histórias.
- Gostar de ouvi-las.
- Conhecer algumas lendas e personagens do folclore.
- Escrita de leitura da lista de personagens.
- Aprender a escrever e revisar textos.
3. Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmos ainda criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.
4. Conteúdos trabalhados nas Disciplinas:
Língua Portuguesa: ortografia, escrita e leitura.
Artes: criatividade, expressão gráfica.
Historia e Geografia: as regiões, os costumes, a maneira de expressar-se.
5. Atividades:
- pesquisar sobre o folclore
- discutir com o grupo a cultura popular brasileira.
- construir um texto próprio sobre o folclore.
6. Produção Final:
Confecção de um livro de folclore a partir dos próprios trabalhos e campeonato de adivinhas.
7. Avaliação:
A avaliação será através de registro por parte do professor em sala de aula frente a participação de cada aluno de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas. Avaliar a participação do grupo, durante a confecção do livro e durante o campeonato de adivinhas.

  
PROJETO FOLCLORE – O folclore brasileiro de norte a sul

1. Apresentação

Turmas: todas as séries

2. Período: Tarde

Duração: 15 dias

3. Justificativa:
Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. 

O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. 

As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país.

4. Objetivo: 

-Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece;

-Reconhecer a importância cultural do folclore;

-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;

-Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos

-Reconstruir código lingüístico e artístico;

-Exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;

-Desenvolver o habito da pesquisa;

-Observar estrutura e características culturais;

-Estimular produções artísticas individuais e coletivas;

-Desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;

-Estimular raciocínio e atenção;

- Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular; 

-Reconhecer e divulgar a importância do Folclore; 

- Estimular e desenvolver a imaginação e criação; 

-Desenvolver o habito de pesquisa; 

-Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança; 

-Valorizar a cultura popular; 

5. Conteúdos

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

6. Áreas

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.

b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.

c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

d) Movimento: dança brincadeiras.

e) Música: cantigas.

f) Arte: artesanato.

g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

7. Recursos:
livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

8. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

9. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do folclore brasileiro de norte a sul através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações. 



Você sabia que...

... A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.



Conteúdo:

 1ª série:

Brincadeiras folclóricas

v 2ª série:

Adivinhações, Parlendas e trava-línguas

 3ª série:

Receitas folclóricas

 4ª série:

Folclore Urbano

Lendas Urbanas

 Projeto resgatando culturas:  

IDENTIFICAÇÃO

Denominação do Projeto: Folclore: Resgatando Culturas
Órgão Coordenador e Órgão executor  Nome da Escola
Idealização e Elaboração: 
Período de realização do Projeto: 16 a 22 de agosto
Responsáveis pela execução: Coordenação e Professores
Público Alvo: Alunos da pré escola a 5º ano
Duração: Uma semana

Justificativa:

O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor.
Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Objetivos:

-Identificar a importância cultural do folclore
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-Motivar produções artísticas individuais e coletivas
-Despertar  gosto pelas musicas e danças culturais

Metodologia

O projeto Folclore: resgatando a cultura será desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série:

 Pré-escola

Músicas folclóricas

·                     Ciranda Cirandinha: Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...
·                      Nesta Rua: Nesta rua, nesta rua, tem um bosque...
·                     Fui no Tororó: Fui no Tororó beber água não achei...
·                      Cai Cai Balão: Cai cai balão, cai cai balão na rua do sabão...
·                      Boi da Cara Preta: Boi, boi, boi, boi da cara preta...
·                      Terezinha de Jesus: Terezinha de Jesus deu uma queda foi ao chão...
Desenvolver atividades com cantigas:
·                     Explorar o sites
·                     Assistir os vídeos de cantigas na STE
·         Cantar
·         Brincar de roda no pátio
·         Ilustrar a cantiga
  E sempre ressaltando o Folclore.

1º ANO:
Brincadeiras folclóricas

Amarelinha
CABO DE GUERRA
PASSAR ANEL
CABRA-CEGA
ESCONDE- ESCONDE
Atividades antes de brincar:

·         Explorar sites


·         
         Pintar desenho da brincadeira
·         Escrever nomes das brincadeiras
·         Pesquisar com pais e avós tipos de brincadeiras de sua infância
·         Brincar no pátio da escola

2º ANO:

Adivinhações
Atividades a ser desenvolvidas:
           ·        Explorar os sites 
     ·        Leitura das adivinhações
     ·        Ilustração das adivinhações

3º ANO:
Parlendas e Travas -línguas


Atividades para desenvolver com Parlendas e travas-linguas:
·                       Apresentação do Folclore através de vídeo                                                            http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk   




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