Formas geométricas

04:12:00




 ATIVIDADE INTERATIVA: 
ESCREVA NOMES DE OBJETOS QUE TEM A FORMA: 

Dica: 

Cópia de um quadrado

Objetivo(s) 
- Identificar relações entre os elementos de um quadrado.
Conteúdo(s) 
- Características de figuras geométricas.
Ano(s) 
Tempo estimado 
Três a quatro aulas.
Material necessário 
Cópias do desenho de um quadrado e folhas quadriculadas em branco.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Apresente a seguinte proposta: "Sem sobrepor os papéis, copiem na folha quadriculada uma figura exatamente igual ao modelo que vou lhes mostrar".




Passe pelas mesas e oriente o trabalho sem corrigir eventuais erros. É possível que os alunos façam a cópia com base apenas na percepção visual. Ao final, proponha que eles sobreponham seus desenhos ao modelo original e confiram se coincidem ou não. É esperado que a figura desenhada não corresponda exatamente ao modelo.
2ª etapa 
Organize a discussão coletiva para analisar por que as cópias não ficaram iguais ao modelo. Exponha as produções em um painel e, durante a análise, faça perguntas como: "Por que os lados da cópia não coincidiram com os da figura original". O tamanho das figuras e a necessidade de fazer lados retos certamente serão aspectos destacados pelas crianças.
3ª etapa 
Proponha aos alunos que copiem novamente o quadrado considerando o que foi discutido na etapa anterior. Informe que podem ser usados os instrumentos necessários para fazer as linhas retas. Solicite que observem se há algo na folha que sirva para ajudálos a  desenhar um quadrado igual ao modelo. É esperado que os alunos contem os  quadradinhos para verificar o tamanho das linhas que precisam fazer e a régua para traçar linhas retas. Organize um cartaz anotando as conclusões a que a turma chegou.
Avaliação 
Proponha que os alunos copiem outros quadriláteros. Observe se utilizam os aspectos destacados nas etapas anteriores e registre o cartaz as novas descobertas.
Flexibilização 
Material necessário
Inclua: lixa e geoplano.
​Faça uma explicação individual para o aluno sobre cada etapa da atividade.

1ª etapa 
Entregue a ele um quadrado em folha de lixa e peça que manuseie, explorando os lados, as pontas e seu tamanho. Peça à escola que providencie um geoplano (possibilita construir várias formas geométricas).
2ª etapa
Verbalize as características dessas formas e mostre como elas foram desenhadas - segure seu dedo indicador, coloque-o sobre o papel, fazendo-o seguir a linha traçada.
3ª etapa 
Defina com ele um instrumento de medida e ensine-o a utilizá-lo. Pode ser a palma da mão, os dedos, a borracha... Ele deve medir o quadrado da lixa e ver quais tiras de papel cartão têm o mesmo tamanho.
Avaliação
Utilize recursos semelhantes aos usados na produção do quadrado. É muito importante ele manusear várias vezes essas formas para aprimorar sua percepção sobre sua denominação e características.
Deficiências 
Visual

FONTE: NOVA ESCOLA



Você também pode gostar

0 comentários

Postagens populares

Curta e acompanhe as novidades

Google+ Badge