Animais

03:10:00







Conhecendo os animais

Publicado por 
Objetivo(s) 
  • Ler e selecionar informações.
  • Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos.
Conteúdo(s) 
Produção de textos informativos ditados ao professor.

Ano(s) 
Tempo estimado 
1 aula
Material necessário 
  • Livros sobre animais, revistas e, quando possível, vídeos e DVDs
 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Trabalhar em conjunto com a intérprete de Libras da sala, para que ela se pronuncie quanto a necessidade de preparo prévio para o vocabulário. Deixar descrito na lousa as questões, os nomes, e um espaço da lousa para a intérprete trabalhar o tema com o (s) aluno (s) surdo (s). Deixar a intérprete participar também da leitura, e ensinar para a sala alguns sinais chave da discussão.
Levante os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o tema. Registre num cartaz: "O que já sabemos sobre os filhotes". Pergunte que animais as crianças se interessam em estudar e coloque questões do tipo "como será que as mães cuidam dos filhotes?" e "o que será que elas trazem para eles comerem?". Compartilhe a ideia do projeto: elaborar um desenho do que foi lido em sala para montar em conjunto um encarte de animais que as crianças eprenderam durante a leitura. Liste na lousa os animais para que as crianças visualizem e passem informações sobre os mesmos.

2ª etapa 
Leia um texto informativos para a turma. Converse sobre o que foi lido e pergunte o que é importante anotar para ser usado depois. Mostre diferentes formas de registrar informações (quadros esquemáticos, sequência de itens, desenhos com legendas, tabelas etc.). 
3ª etapa 
Programe a exibição de um vídeo sobre os animais estudados. Peça que a turma construa um registro coletivo.

4ª etapa 
Entregue para cada dupla ou trio um livro sobre um animal que a sala está estudando. Deixe-os visualizar as figuras, explorar o livro.
5ª etapa 
Com base nas anotações das informações passadas pelos alunos, a turma planeja, junto com você, como escrever um texto sobre o que foi aprendido. Os alunos ditam e depois verificam se está de acordo com o planejamento. Revise no fim.

Avaliação 
Observe o que as crianças aprenderam sobre filhotes e as estratégias de leitura que usaram para buscar informações.
Flexibilização 
  • Antecipe essa etapa para o aluno a para a intérprete de Libras da sala, pedindo que ele traga figuras de animais de que gosta. No momento da introdução ao tema, solicite a participação, mostrando-as ao grupo.
  • Disponibilizar figuras que possam ser passadas com as curiosidades sobre os filhotes, propor um mapa mental para exemplificar o conteúdo do texto que criarão com as informações passadas por todos os alunos, deixando na lousa para fácil consulta.
  • Dirija perguntas ao estudante que exijam respostas objetivas ou expressas pela afirmação ou negação, sempre solicitando auxílio da intérprete.
  • Organize um trio e, caso o surdo ainda não escreva, estimule sua contribuição, acompanhando atentamente o trabalho dos amigos. Atue intermediando a expressão de suas ideias para os colegas.
Deficiências 
Auditiva   

FONTE NOVA ESCOLA


Você também pode gostar

0 comentários

Postagens populares

Curta e acompanhe as novidades

Google+ Badge