Adjetivo/protagonista/antagonista - mágico de Oz

06:13:00






Outra adaptação: 

PLANEJAMENTO DE AULA: GÊNERO TEATRO
7º ano A - Vespertino
Objetivos:
- Incentivar e desenvolver a leitura de um conto de fadas;
- Incentivar a criatividade e escrita através da construção de uma peça teatral de um conto.
- Desenvolver a linguagem oral através da dramatização de um conto de fadas, produzindo uma peça de teatro.
- Identificar a estrutura da narrativa (início, meio e fim) e os elementos de um conto de fadas como, cenário fantástico, personagens (princesas, príncipes, fadas, bruxas), protagonista e antagonista, acontecimentos mágicos e final feliz.
Duração das atividades
5 a 6 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Aula 1

* Para iniciar, perguntar aos alunos o que vem na mente deles quando falamos de teatro, despertando a curiosidade sobre o assunto;
* Em seguida, entregar uma cópia para cada aluno do texto Teatro e seus personagens, que fala sobre teatro aos alunos e explicar o que é, e quais os elementos de uma peça teatral, relacionando com os contos infantis, informando que vários contos são transformados em peças de teatro e que para que isso ocorra é preciso entender os elementos de uma narrativa.
* Entregar uma cópia para cada aluno do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, para ler com os alunos e pedir que eles marquem no texto os elementos da narrativa.

a) Fato - o que se vai narrar (O quê?) a história de Chapeuzinho Vermelho
b) Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?) num belo dia
c) Lugar - onde o fato se deu (Onde?) na estrada do rio, floresta e na casa da vovó
d) Que tipo de história você acabou de ler?  - Conto de fadas
e) quem é o personagem principal, o protagonista¿ - A Chapeuzinho vermelho
f) Quem é o Co-protagonista¿ - A vovozinha
g) Quem é o antagonista¿ - O Lobo-mau
* Entregar uma cópia para cada aluno do texto Contos de Fadas, e explicar os elementos e características. Ao término da leitura e explicação sobre narrativas, perguntar oralmente aos alunos referente ao texto da Chapeuzinho vermelho:

a) Personagens são seres fantásticos, criados por escritores muito criativos. São eles: as princesas, as bruxas, os duendes e outros. Vocês conhecem algum outro? Qual? (ouvir opiniões).

b) Há sempre um protagonista e um antagonista nos contos de fadas. Quais são eles no conto que lemos¿

* Voltar a explicar que o protagonista da história é o(a) mocinho(a), geralmente, bondoso, amigo e que sofre muito durante a narrativa, e o antagonista é o vilão da história, aquele que faz maldades e que quer prejudicar o mocinho, ou seja, o protagonista.

c) Introdução: Os cenários são geralmente fantásticos, como castelos ou florestas. Que cenário o conto apresenta¿

d) O tempo é indefinido, marcado pela expressão "Era uma vez...". Como o texto referencia o tempo no conto¿

e) Qual o desenvolvimento e a complicação do conto¿

f) No final, as personagens, geralmente, se casam ou recebem algum tipo de recompensa. Qual a recompensa no final do conto¿

g) Qual a moral do conto¿

Aula 2
6 – Utilizar a fábrica de contos em aula prática para melhor compreensão sobre os elementos da narrativa.

Aula 3
*Entregar uma cópia para cada aluno do Texto teatral, explicando sua estrutura.

* Entregar uma cópia para cada aluno do texto Chapeuzinho em dose dupla, ler o texto de da peça teatral mostrando as diferenças dos elementos da narrativa do conto e da peça teatral, e a estrutura do gênero.

* Sugerir aos alunos que escrevam em grupo uma peça de teatro para ser apresentada com fantoches, ou os próprios alunos atuando.

OBS: Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
  • Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”;
  • Compreenda globalmente o texto lido;
  • Use a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados.

Você também pode gostar

0 comentários

Total de visualizações de página

Google+ Badge